quinta-feira, 4 de julho de 2013

"Tropic of Cancer" Henry Miller

Tropic of CancerAno: 1934
 5 of 5 stars

Começo a tornar-me repetitiva, mas este ano de 2013 está a ser um festim literário.

Este livro é MARAVILHOSO!!!!

Nunca tinha lido Henry Miller e não imaginava o que estava a perder. É uma mistura do melhor de J. Fante, Kerouac e Bukowski.
Uma euforia de viver invejável, uma visão critica moldada em ironia e humor. Existe uma liberdade invejável na escrita de Miller, é o autêntico 'não quero saber o que esperam de mim, eu sou como sou, aprendam a viver com isso ou desapareçam'

Não existe uma linha de história a ser seguida neste livro, ele tem relatos do tempo que o escritor passou em Paris, uma espécie de diário / bloco de notas, onde conhecemos as personagens inesquecíveis que o rodeavam e o ambiente boémio dessa época.

A propósito desse período da sua vida, Miller escreve: 'Não tenho dinheiro, nem recursos, nem esperança. Sou o homem mais feliz do mundo.'

Mas uma pequena nota tem de ser deixada às leitoras. Este livro faz qualquer feminista entrar em auto-combustão. As mulheres são um conjunto de rostos anónimos, pouco mais têm do que um nome que as distingue… existe toda uma discussão filosófica literária em redor da temática Miller e as Mulheres, opiniões mais tolerantes e outras mais radicais… quanto mim, nem quero saber, eu ADOREI a lufada de ar fresco que foi ler este livro e sem dúvida que vou ler outros.


Soube que existe um filme "Henry and June"  e que é a Maria de Medeiros quem interpreta o papel de June (mulher de Miller)… é obvio que tenho de ver isto um dia destes… :D


Sem comentários:

Enviar um comentário