quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Starter For Ten" David Nicholls

Starter For TenAno: 2003

My rating: 4 of 5 stars


David Nicholls é um dos meus escritores contemporâneos preferidos.
Adorei "One Day" e este "Starter For Ten" esteve muito perto das 5 estrelas mas…

O meu "mas" com D. Nicholls continua a ser o mesmo: crescer não tem de ser uma sucessão de desilusões.

A escrita dele é do mais fluente que tenho lido, os diálogos realistas, as observações perspicazes e pertinentes, um humor constante, ironia q.b.
E mesmo com tudo isto, há um constante sentimento de derrota e desilusão porque os personagens só "metem o pé na poça" para qualquer lado que se viram.

Tal como no "One Day" o personagem principal (Brian) está a tentar descobrir-se como pessoa, e tal como "One Day" ele passa o livro a boicotar-se.
Quer ir para Norte e vira para Sul.

Eu já tive 18 anos (há muito, muito tempo) e mesmo que a memória me falhe para o lado do "eu é que sabia das coisas", já tinha uma capacidade de conectar 'acção e consequência', o que os personagens de D. Nicholls parecem nunca ter, nem aprender.

E o pior para mim neste livro: o final.
(no spoilers)
Brian comete um erro, desilude os amigos, e em vez de enfrentar as consequências, foge e esconde-se.
Eu que passei o livro à espera da "tomada de consciência", do momento em que ele se torna-se por fim um "homenzinho" a sério, só dei foi com o nariz na porta!

liliana


View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário